Vale do Ivinhema Agora
Economia Política Região

MS pode ser incluído em programa da União de auxílio a estados

por: correiodoestado

Projeto prevê aval da União para empréstimos em 11 estados com dificuldades

Ajuda financeira aos estados dependerá de medidas duras em corte de despesas e gastos – Arquivo

Com os governadores reclamando que os Estados estão à beira de um “colapso social”, o governo federal prepara um programa que poderá beneficiar até 11 unidades da federação, entre eles Mato Grosso do Sul, a um custo de, no máximo, R$ 10 bilhões por ano – abaixo dos R$ 24 bilhões gastos nos últimos dois anos para socorrer o Rio de Janeiro. A ideia é dar o aval da União a empréstimos com bancos públicos e privados e, em troca, os Estados terão que aprovar medidas para melhorar as contas, cortando despesas e aumentando receitas. 

Para muitos Estados, no entanto, um ajuste suficiente para aderir ao programa só seria possível com mudanças previstas na reforma da Previdência, como a possibilidade de aumentar a alíquota de contribuição previdenciária do funcionalismo e o aumento da idade mínima para a aposentadoria de professores e policiais, que chega a tomar dois terços da folha de pagamento.

Em Mato Grosso do Sul algumas destas adequações já foram executadas e outras estão em andamento. Uma delas já implementada em 2017 foi elevar a alíquota de 11% para 14% para os servidores que ganham acima do teto. Também foi criada uma previdência complementar.

Related posts

Agesul avança em licitação para projetar estrada de 68,3 km entre Novo Horizonte do Sul e Taquarussu

Anaurelino Ramos

Secretaria de Finanças e PREVINA alinham planejamento previdenciário para 2027

Anaurelino Ramos

Feira do Povo acontecerá no Centro de Eventos nesta quinta-feira

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário