Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Nova Andradina adquire 6 respiradores com parceria do Governo do Estado

Cogecom

O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, confirmou ontem (20.05), o pagamento de valor de R$ 111.060,00 à empresa vencedora da licitação feita pela Prefeitura de Nova Andradina para a aquisição de aparelhos de terapia respiratória para ventilação pulmonar, também chamados de respiradores pulmonares.

Logo que tomou conhecimento do pagamento efetuado, o prefeito Gilberto Garcia agradeceu ao governo de MS, na pessoa do secretário de saúde, Geraldo Resende, pela importante parceria na viabilização desses equipamentos que já foram doados e entregues ao Hospital Regional de Nova Andradina para reforçar rede pública de saúde no tratamento de casos graves de COVID-19.

O prefeito afirmou que Nova Andradina foi uma das poucas cidades do país a conseguir reforçar o estoque de respiradores do hospital, que é referência no atendimento de paciente com Covid-19 na região.

“O governo federal comprou toda a produção de respiradores do país. Só conseguimos esses ventiladores mecânicos porque nos antecipamos ao Ministério de Saúde e, por consequência, garantimos a entrega. O secretário Geraldo Resende confirmou a liberação de recursos para cobrir parte dos gastos que tivemos e somos muito gratos a ele por isso”, frisou Gilberto.

Cb image default
Foto: João Cláudio

O investimento total é de R$ 222.120,00, sendo que este custo foi dividido igualmente entre a Prefeitura e Secretaria Estadual de Saúde.

Este valor é inferior ao que foi pago pelo próprio Ministério da Saúde, quando assinou o contrato de compra de 6,5 mil respiradores mecânicos, no valor de R$ 322,5 milhões. Isso significa que a unidade saiu por R$ 49.500,00, enquanto que Nova Andradina pagou, em média, 37 mil cada respirador.

Os ventiladores ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves de coronavírus (COVID-19), que apresentem dificuldades respiratórias.

A estrutura da UTI está instalada e à disposição dos pacientes, caso haja necessidade. Atualmente, a UTI do Hospital Regional conta com 18 respiradores, sendo que está ocupada por 5 pacientes, nenhum com Covid-19.

Related posts

Café com pioneiros ressalta história da Festa do Sereno

Anaurelino Ramos

Prefeitura altera horário de expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo

Anaurelino Ramos

Em dia de jogo do Brasil, agências do Detran de MS terão horário especial e mudanças nos exames

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário