Vale do Ivinhema Agora
Política

Nova Andradina: No dia Mundial da Água, Córrego do Baile agoniza

Córrego do Baile na MS-473, altura do quilômetro 49, na divisa com o município de Taquarussu, o riacho e um dos principais mananciais está com a coloração de enxurrada (Foto: Vale do Ivinhema Agora)

 

No dia Mundial da Água, pouca coisa tem a que se comemorar na região. Um dos principais mananciais que banha pelo menos três municípios pede socorro. Trata-se do Córrego do Baile e seus afluentes.

Enxurrada

Nos últimos tempos as águas deste córrego passou a ter a coloração de enxurrada. E tem a vida no seu leito ameaçada de extinção.

Muitas são as reclamações de proprietários rurais e pessoas que defendem o  Meio Ambiente. Mas até o momento, pouca coisa foi feita para que aconteça a sua recuperação.

No mês de abril de 2010, foi concluído um projeto completo para a recuperação do córrego. Esse projeto incluía uma séria de medidas que iam iniciar com a recuperação da sua mata ciliar.

E por sua vez, terminaria com campanhas educativas junto à sociedade local. Em matéria publicada no site da Prefeitura, o prefeito da época Gilberto Garcia, que também  é o atual, prometeu ir à Brasília em busca de recursos para colocar o projeto em prática.

Não foi encontrado registros de quais ações foram desenvolvidas em favor da recuperação do córrego e seus valores, caso houve aplicação de recursos. Mas por sua vez o rio continua agonizando nos dias atuais.

Dia Mundial da Água

Nesta segunda-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, os três municípios não apresentaram nenhuma informação do que pode ter sido feito, ou vai ser feito em favor deste importante manancial.

O site esteve sobre a ponte desde Córrego na MS-473, na altura do quilômetros 49, divida dos municípios de Nova Andradina com Taquarussu, e constatou a situação de degradação do riacho.

Córrego do Baile

O Córrego Baile está localizado na região sudeste do Estado de Mato Grosso do Sul.

Nos municípios de Nova Andradina, Taquarussu e Batayporã, possui uma área de drenagem de 507,21 km².

Nova Andradina

Deste total, 251,15 km² se encontra dentro do território municipal de Nova Andradina.

129,41 km² dentro do território municipal de Taquarussu. E por sua vez, 126,65 km² dentro do território municipal de Batayporã.

Isso correspondendo respectivamente a 5,25%, 12,42% e 6,92% dos territórios municipais.

Abrange ainda, grande parte da sede municipal de Nova Andradina, o principal centro urbano e econômico da região sudeste de Mato Grosso do Sul.

A Microbacia Hidrográfica (MBH) do Córrego Baile integra a Unidade de Planejamento e Gerenciamento (UPG) do Ivinhema.

E pertencente à Região Hidrográfica do Rio Paraná, segundo a divisão hidrográfica do Estado de Mato Grosso do Sul.

Related posts

Governo envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Anaurelino Ramos

Com festa, Movimento Renova lança pré-candidatura de Vicentinho à Prefeitura de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Dourados: PF combate atuação de milícias digitais

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário