Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Nova Andradina sedia seminário regional para apresentação do novo currículo escolar do estado

João Cláudio

Nova Andradina sediou nesta terça-feira (23), o Seminário Regional de Apresentação, Análise e Discussão da 2ª Versão Preliminar do Currículo Integrado e Colaborativo de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi de apresentar o currículo de referência do estado consolidado após contribuições dos professores e consulta pública, a fim de fazer alterações na aba das ações didáticas, quando necessário.

O evento, que aconteceu nas dependências da Universidade Brasil, foi organizado pela Comissão Regional de implementação da BNCC e do Currículo de MS representada pela Profª. Marilza Nunes de Araújo Nascimento, o que envolve profissionais da educação da Secretaria de Estado de Educação (SED), Coordenadoria Regional de Educação/CRE-9 e secretarias municipais de educação (UNDIME), sendo que no município foi a SEMEC – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte quem apoiou esta ação.

Participaram do seminário, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das redes estadual, municipais e dos estabelecimentos particulares de ensino de Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Angélica, Ivinhema, Bataguassu, Batayporã e Anaurilândia.

Outras autoridades ligadas à educação desta região também se fizeram presentes, além de lideranças políticas, com destaque para a coordenadora regional da educação, Silvia Maria dos Santos, os secretários de educação das referidos municípios, o prefeito de Angélica, a representante do Conselho Estadual da Educação, Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorf.

Como anfitrião, o secretário de educação Fábio Zanata afirmou que mesmo diante de um momento de incertezas, é importante acreditar que a oportunidade está sendo dada para a elaboração desta proposta curricular também será concedida na hora da execução deste plano. “Vamos fazer a nossa parte e vamos esperar que o resultado esteja a contento de todos nós”, declarou o secretário.

A coordenadora regional da educação, Silvia Maria dos Santos, disse que a presença de todos nesta discussão mostra que ainda existem pessoas preocupadas em fazer uma educação de qualidade. “Nós fazemos a diferença onde estamos, não importa em que função, procurando fazer o melhor de cada um nós. O que estamos fazendo dará muitos frutos e nenhum governo pode tirar porque quem faz a educação no chão da escola somos nós”, ressaltou, agradecendo a todos que são parceiros.

Etapas

O novo currículo escolar de Mato Grosso do Sul vem sendo discutido entre a Semed e a SED (Secretaria de Educação do Estado) desde o ano passado, quando foi montada uma equipe formada por técnicos das duas pastas. O estudo integrado possibilitou propostas em comum com o objetivo de beneficiar a comunidade escolar.

A Base Nacional Comum Curricular tem sido debatida através de encontros e seminários. A BNCC vem sendo desenvolvida desde 2015 por meio de um processo liderado pelo Ministério da Educação, que busca a participação da sociedade, alunos, professores e gestores.

Esta é a segunda versão do documento. A primeira sofreu alterações feita por professores das redes estadual, municipal e privadas de todo MS no dia 2 de agosto de 2018, quando ocorreu o “Dia D Do Currículo de MS”.

O currículo integrado e colaborativo está sendo produzido de forma democrática, de mãos em mãos, em que cada educador deixa registrado um pouco de si para formar um pouco de todos, enfatizando a questão identitária do estado e suas peculiaridades.

Related posts

Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas

Anaurelino Ramos

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário