Vale do Ivinhema Agora
Cultura

Parceria entre Secel e Fundação de Cultura visa mais oportunidades para artesãos locais

Servidores e artesãos comemoraram emissão das carteirinhas. Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã

Mutirão de emissão da Carteira Nacional do Artesão facilita processos para identificação profissional contribuindo com o fortalecimento e organização da categoria

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realizam nesta quarta-feira (17), mutirão para emissão da Carteira Nacional do Artesão. A ação é promovida na Casa do Artesão, ao lado do Centro de Cultura Haroldo Lobo Ruiz.

As técnicas da FCMS, Rosemari Cardoso e Eliana Rodrigues, são as responsáveis pelo cadastramento dos dados dos artesãos e orientações para a categoria. “Eu sempre digo que a carteira é a porta de entrada para formar a associação de artesãos e para poder expor não apenas no município, mas também nas feiras que acontecem em todo o Brasil. O cadastro, por exemplo, possibilita a exposição na Casa do Artesão de Campo Grande e do Bioparque Pantanal. Na verdade, são inúmeras oportunidades”, explicou Rosemari.

Cb image default

Mailza é artesã há cinco anos e pretende ampliar participação em eventos. Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã.

A equipe local da Secel e da Prefeitura de Batayporã tem dado suporte técnico à ação e auxiliado no encaminhamento das artesãs e artesãos. “O departamento de Cultura e a Casa do Artesão foram estratégicos para a iniciativa e é gratificante ver como a procura está boa”, afirmou a presidente da Casa do Artesão de Batayporã, Rosimeire Bernadete dos Santos.

Logo pela manhã, uma variedade de técnicas já pôde ser conferida: costura criativa, trançados em pérolas e miçangas, crochê, pintura à mão, marcenaria e outras. As peças são concluídas pelos artesãos durante o cadastro e os registros são submetidos ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

Cb image default

Tina Santos faz múltiplas “costurices” e contou que sempre quis emitir a carteirinha. Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã.

Artesã há cinco anos, Mailza José dos Santos, produz chaveiros, os conhecidos “jacarezinhos”, confeccionados com linha e pérolas. Mailza aprovou o atendimento. “Foi muito bom, bem tranquilo. Deu tudo certo”, contou. A trabalhadora pretende produzir mais e ampliar a participação em eventos.

Esses também são os planos de Vicentina Gregório dos Santos, que criou a marca Tina Santos Costurices. Artesã há mais de 10 anos, Tina utiliza prioritariamente tecidos e tintas em suas peças, que vão desde acessórios, como nécessaires, porta-cartões e estojos a panos de prato, fraldas, guardanapos, etc… Ela contou que soube do mutirão por meio de uma amiga. “Como eu sempre quis tirar a carteirinha, ela me avisou. Agora era a hora e eu vim”, brincou.

Cb image default

Variedade de técnicas marca a produção local. Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã.
Cb image default

Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã.

Related posts

Tio Jones e Alive agitam 65º aniversário de Nova Andradina com muito rock’n roll

Anaurelino Ramos

Público de mais de 10 mil assistiu ao show da Banda Capital Inicial

Anaurelino Ramos

2ª edição do Conexão Urbana acontece no próximo domingo em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário