Vale do Ivinhema Agora
Política

Pela primeira vez, candidatos a vice-governador discutem propostas no Debate Midiamax

O primeiro debate entre candidatos a vice-governador de Mato Grosso do Sul, realizado pelo Jornal Midiamax na noite desta segunda-feira (10), proporcionou que os eleitores sul-mato-grossenses conhecessem quem são aqueles que compõem as chapas ao Governo do Estado. Durante 1 hora, os cinco candidatos debateram propostas, ideias e o papel do vice em um mandato.

Logo no início do debate, os candidatos Ana Maria Bernardelli (REDE), Diná Freitas (PSOL), Lucilene Maria da Silva (PT), Murilo Zauith (DEM) e Tania Garib (MDB) tiveram dois minutos para se apresentar ao eleitor. Cada um falou sobre sua formação e experiência profissional e política que justifica o voto do eleitor.

O candidato pela chapa do PDT, Bispo Marcos Vitor (PRB), foi o único vice-candidato ao Governo que não participou do debate. A cadeira que ele ocuparia durante o confronto permaneceu vazia durante todo o embate.

Depois da apresentação, os candidatos foram sorteados para fazer perguntadas a outros candidatos também escolhidos por sorteio. Confira abaixo um resumo dos questionamentos dos políticos.

Murilo Zaiuth questionou Luciene Silva sobre propostas para agricultura familiar. A candidata do PT afirmou que um dos focos do governo será o combate ao uso indiscriminado dos agrotóxicos. “Vamos auxiliar pequenos e médios produtores na produção de alimentos limpos”. Em sua réplica, Zauith diz que quer continuar colocando em prática sua experiência quando comandou a prefeitura de Dourados e desenvolver ainda mais a Agraer. Na tréplica, Luciene falou sobre o cenário da agricultura familiar em Três Lagoas, que segundo ela é de abandono.

Dina Freitas foi sorteada para questionar Murilo e perguntou sobre a atuação discreta dele como vice ao governo em mandato anterior. O candidato disse não concordar com a afirmação, e se disse honesto. “Tenho mais de 20 anos de vida pública e nenhum processo. Você até queria, mas não pôde falar de mim”, disparou Murilo. Dina questionou Zauith firmando que ele não respondeu o questionamento da candidata. Murilo, em sua tréplica, voltou a falar sobre o trabalha que pretende desempenhar fortalecendo a Agraer.

Na sequência, Ana Maria Bernardelli, da REDE, questionou Dina sobre como ela pretende influenciar seu candidato ao Governo se for eleita. Dina afirmou que representará as mulheres do campo, que são trabalhadoras, mas que também dará voz a mulher urbana. “Educação para o campo é o caminho”. Em sua réplica, Ana afirmou que a competência da mulher não está apenas no gênero, mas sim na força de trabalho. Na tréplica, Dina afirmou que falta educação no campo, o que acaba dificultando o combate a violência.

A próxima pergunta foi feita por Luciene, do PT, para Tania Garib, do MDB. A candidata questionou a emedebista sobre a conclusão do Aquário do Pantanal. Garib disse que o Aquário não era um problema na época em que foi concebido porque responde a uma necessidade do setor turístico de Campo Grande, mas que se tornou em razão da não conclusão da obra. Na réplica, Luciene disse que a obra é um problema imenso e que o valor investido no Aquário poderia ter sido usado em ações ambientais. “O PT vai rever com entidades responsáveis e decidir sobre isso”, disse.

Tania Garib foi a próxima a perguntar e questionou Ana Maria sobre o aumento de impostos, se será uma realidade no governo da Rede, em caso de eleição. Ana disse que seu papel será de apoiar o governador e que focará suas ações na cultura e educação. Na réplica, Tania disse que fez um pacto com Mochi para não ser uma vice decorativa. “Temas que eu não sabia quando fui convidada, eu fui estudar”, disparou. Na tréplica, Ana rebateu afirmando que um vice não deve pontuar ao governador o que fazer, e que agirá no tripé da educação, direitos femininos e cultura.

Na volta do intervalo, os candidatos foram sorteados para fazer perguntas a um outro candidato de sua escolha sobre tema livres. Tânia começou questionando Murilo sobre a reforma da previdência, como o governo tucano faria para devolver R$ 332 milhões ao fundo previdenciário em caso de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Sem responder a pergunta, Murilo disse que fará um governo em parceria dos prefeitos. Tania rebateu o candidato dizendo que não foi respondida e, na tréplica, Zauith afirmou que o Governo de Reinaldo tomou medidas para o Estado continuar caminhando.

Na sequência, Murilo questionou Ana Berbardelli sobre projeto de governo para o meio ambiente. A candidata voltou a falar sobre seu papel de ter um olhar feminino no governo e disse que Bluma tem propostas avançadas para o setor. Na réplica, Murilo disse que Mato Grosso do Sul tem agilidade na liberação de licenças ambientais, e foi completado por Ana, que falou sobre as potencialidades do Estado nessa área.

Dina questionou Tania sobre o Vale Renda, projeto que ela idealizou, e perguntou se a candidata está satisfeita com os rumos do projeto. Tania disse que não está satisfeita e que houve cortes no programa.

Ana Bernardelli questionou Luciene Freitas sobre projetos para a cultura do Estado. Luciene disse que o PT retomará o fundo de incentivo à cultura, o que fará a cultura ser fomentada novamente no Estado. “Vamos retomar todos os projetos que foram esquecidos”. Ana, na sua réplica, disse que fará esforços para que a literatura volte a ser tratada como prioridade nas escolas.

Na última pergunta, Luciene questionou Dina sobre sua proposta para o SUS (Sistema Único de Saúde). A candidata disse que centrará esforços no desenvolvimento da saúde na área rural. Luciene aproveitou a pergunta para criticar a Caravana da Saúde. “A caravana passou e os problemas ficaram”. Dina, em sua tréplica, concordou com a colocação e fez um “clamor” pra que o candidato vencedor priorize a saúde em seu governo.

Ao final, cada candidato teve dois minutos para suas considerações finais. Todos exaltaram a iniciativa do Jornal Midiamax em promover um debate inédito entre os candidatos a vice.

Related posts

Misoginia e violência de gênero nos espaços políticos é debatida na ALEMS

Anaurelino Ramos

IVINHEMA: Presidente Dema convida engenheiro da GTX para prestar esclarecimentos sobre as obras das avenidas Panamá e Honduras

Anaurelino Ramos

Nova Andradina ganha sala multiprofissional no Crena

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário