Vale do Ivinhema Agora
Polícia Região

PF de Corumbá retém 25 toneladas de insumo utilizado para refinar cocaína

Apreensão ocorreu na fronteira do Brasil com a Bolívia e tinha o país vizinho como destino

 

Por: Correio do Estado

A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil apreendeu na tarde desta segunda-feira (27), 25 toneladas de peroxido de hidrogênio, insumo químico controlado, que é utilizado no refino da cocaína.

A apreensão ocorreu em Corumbá, no posto de fiscalização da fronteira Brasil – Bolívia. A Polícia Federal ainda não forneceu mais detalhes da apreensão.

O material, o mesmo que é utilizado em pequena quantidade para se fazer ítens de consumo da vida cotidiana, como a água oxigenada, só pode ser comercializado mediante autorização dos órgãos de controle, como a Receita Federal.

No refino da cocaína, o peróxido de hidrogênio é utilizado no processo conhecido como oxidação.

Conforme a PF, ao considerar a proporção de um litro para cada quilo de cocaína no processo de refino, o volume apreendido poderia ser suficiente para refinar até 25 toneladas da pasta base de cocaína, que é a droga ilícita em seu estado mais puro.

Contramão

Esta já é a segunda apreensão da Polícia Federal atuando na contramão do tráfico em Mato Grosso do Sul. Além do volume de apreensões de cocaína ter crescido no Estado, a retenção de insumos utilizados no refino da droga passou a ocorrer na fronteira.

Em 21 de março, a PF apreensão 231 toneladas de acetato de etila, material que também é utilizado no processo de produção da cocaína e tem sua comercialização controlada.

Na ocasião, o material apreendido estava orçado em mais de R$ 3 milhões, e seria exportado por uma fornecedora com sede em São Paulo (SP) e tinha a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, como destino.

Conforme a PF, o acetato de etila está presente em 87% das amostras de cocaína apreendidas no Brasil.

Related posts

Taquarussu apresenta sistema de coleta de lixo à técnicos ambientais do Estado

Anaurelino Ramos

PM prende homem por dirigir embriagado em Taquarussu

Anaurelino Ramos

Jovem é conduzido para a delegacia portando drogas em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário