Vale do Ivinhema Agora
Campo Polícia Região

PMA autua agricultor em R$ 10 mil por poluição em uso de agrotóxicos afetando trabalhadores

Policiais Militares Ambientais de Dourados foram acionados nesta terça-feira (15), em razão de possível poluição em uso inadequado de agrotóxicos, gerando problemas a alguns trabalhadores.

No local, a equipe verificou que um agricultor aplicava defensivos na lavoura de soja em sua propriedade, localizada às margens da BR 163, a 15 quilômetros da cidade, com uso de um trator e o pesticida teria causado problemas de saúde a 12 funcionários de uma empresa que fazia a manutenção da rodovia próximo ao local, ao inalarem o agrotóxico.

Os trabalhadores sentiram desconforto respiratório, olfativo e visual, tendo que serem encaminhados para atendimento médico na cidade de Caarapó, onde dois foram atendidos e diagnosticados com intoxicação. Os demais não acharam necessária avaliação médica.

No local da ocorrência foram encontrados vasilhames dos agrotóxicos usados na pulverização. O uso dos produtos perigosos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos. Foi realizada a apreensão do trator e do pulverizador utilizados na aplicação do agrotóxico.

Vasilhame de agrotóxico utilizado.

O proprietário da fazenda (62), residente em Dourados, foi autuado administrativamente e multado em R$ 10.000,00. O autuado também poderá responder por crime de poluição. Se culposo, a pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção e, se considerado doloso, a pena é de um a quatro anos de reclusão.

Related posts

Hashioka amplia diálogo em Campo Grande e transforma demandas locais em propostas para Brasília

Anaurelino Ramos

Nova Andradina debate futuro da construção civil com avanços do BIM

Anaurelino Ramos

Médica foi presa por engano por causa de CPF errado

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário