Vale do Ivinhema Agora
Política

Política estadual para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é tema de reunião com a deputada estadual Gleice Jane.

Reunião aconteceu no fim do dia desta quinta-feira e reuniu representantes do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul (FEJA/MS) e Secretaria de Estado de Educação de MS (SED).

 

Uma política estadual para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi a pauta central, a afim de articular meios estratégicos mais efetivos e que ofereçam essa modalidade de ensino no maior número de escolas possíveis em Mato Grosso do Sul. Os representantes do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul (FEJA/MS), grupo que participa da construção de normas para a educação de jovens e adultos no estado, reivindica mais articulação e visibilidade da modalidade com o objetivo de atrair mais estudantes.

De acordo com o Censo Escolar 2024, 35% da população do Estado acima de 18 anos, não concluiu a educação básica, que compreende o ensino fundamental e médio. A pesquisa também aponta que 5% não é alfabetizado. “São números muito expressivos e alarmantes. O grau de escolaridade revela, e muito, sobre o desenvolvimento da nossa região”, pontua a deputada Gleice Jane e destaca: “O EJA presencial é uma modalidade com um potencial enorme, que vai muito além da sala de aula, mas a possibilidade de pessoas adultas poderem se ressocializar, também”.

Para a professora representante do FEJA, Maria Joana Mareco, a reunião é um ponta pé para cobrar das entidades uma campanha de inserção em todo o estado para atrair a atenção de jovens e adultos. “Um adolescente escolarizado tem a probabilidade de viver 14 anos a mais que a média”, aponta. O secretário da SED, Hélio Daher, se comprometeu em construir a campanha de mobilização para garantir a inclusão de jovens e adultos na educação, bem como fortalecer os instrumentos da política junto ao Fórum da EJA.

Related posts

Entre emendas liberadas pelo Senado, está obra de aeroporto fechado há 4 anos

Anaurelino Ramos

Projeto de lei de Hashioka equipara prazos administrativos tributários aos judiciais

Anaurelino Ramos

Câmara apura deficiências no transporte de alunos da APAE residentes em Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário