Vale do Ivinhema Agora
Economia Região

Prefeitura de Nova Andradina e Crea-MS firmam parcerias para colaboração técnica

As parcerias permitirão o compartilhamento de informações, com foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços de engenharia e agronomia

 

Cogecom,

 

Cb image default
João Cláudio

Com o objetivo de fomentar o intercâmbio de informações cadastrais e de oferecer projetos gratuitos de engenharia à população, o Crea-MS e a Prefeitura, a Prefeitura de Nova Andradina e o Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul firmaram, na tarde desta quarta-feira (24), dois convênios de colaboração técnica.

Os documentos foram assinados pelo prefeito Gilberto Garcia e o presidente do CREA-MS, Dirson Artur Freitag, em cerimônia realizada na sala anexa ao gabinete do Paço Municipal.

O primeiro convênio tem como objeto o repasse de informações entre o Conselho e a Prefeitura sobre obras e serviços de engenharia e agronomia que tenham sido notificados por não apresentarem acompanhamento de profissionalmente devidamente habilitado, ou ainda, sem licença para a construção ou em divergência com o projeto aprovado. O intercâmbio dessas informações será feito entre o Departamento de Fiscalização do Crea-MS e pela Gerência Municipal de Obras e Urbanismo de Nova Andradina.

Cb image default
João Cláudio

O denominado Projeto Padrão, é o objeto do outro convênio firmado. Nele caberá ao Conselho a cobrança de taxa especial de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o acompanhamento orientativo e fiscalizador junto aos profissionais que se cadastrarem para atuar no programa.

Segundo o prefeito Gilberto Garcia, as parcerias permitirão o compartilhamento de informações, com foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços de engenharia e agronomia, públicas ou privadas, visando a realização de ações adequadas que protejam a sociedade.

“Uma fiscalização eficiente e transparente é uma reivindicação da população. Neste contexto, em sua atuação, os fiscais da prefeitura exigirão os documentos relacionados ao Crea-MS e vice-versa. Este trabalho, amparado pela lei e pelo Conselho, é fundamental para o desenvolvimento,” garantiu, acrescentando que o Crea é mais um parceiro importante para colocar nossa cidade no caminho do desenvolvimento sustentável.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Júlio Cesar Castro Marques, os convênios vão dar segurança para as pessoas que vão construir no município e também valorizar os profissionais. “Além da agilidade dos processos licitatórios, teremos a valorização dos arquitetos, engenheiros e demais profissionais perante ao CREA, pois convênio estabelece uma cooperação entre as partes.

O presidente do CREA-MS, Dirson Artur Freitag, afirma que o município é um dos maiores órgãos da cidade responsáveis por obras. “O convênio garante o bom exercício profissional e visa facilitar o trabalho da Prefeitura como um todo, e do CREA-MS no âmbito da fiscalização. E Nova Andradina tem um volume de serviço considerável com mais de 225 profissionais com registros ativos, sendo 140 registros e 85 vistos”, destacou Dirson.

Vale ressaltar que os convênios não envolverão repasses de recursos financeiros por nenhuma das partes. A reunião que selou a parceria entre Prefeitura e CREA-MS também contou com a presença do vice-presidente do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, engenheiro eletricista Edson Alves Delgado, da diretora geral da Caixa de Assistência Mútua MS, engenheira agrimensora, Vânia Abreu de Melo e os inspetores do CREA/MS, Cornélia Nagel e Joel Andreassi.

Cb image default
João Cláudio

Related posts

Primeiro frio chega na sexta com mínima de 12°C

Anaurelino Ramos

Batayporã: Governo de MS licita R$ 20,6 milhões para obras de controle de enchentes na região da Lagoa do Sapo

Anaurelino Ramos

Casa do Trabalhador de Batayporã oferta 69 vagas para diversas funções

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário