Vale do Ivinhema Agora
Política

Propaganda eleitoral das Eleições 2026 começa nesta sexta-feira em todo o país

Candidatos podem pedir votos na rua, na internet e em eventos

Anna Gomes
propaganda(Foto: Reprodução/TSE)

A propaganda eleitoral para as Eleições Gerais de 2026 está liberada a partir desta sexta-feira (16). De hoje até 1º de outubro, às vésperas do primeiro turno, candidatos à Presidência, aos governos estaduais, ao Senado e às Assembleias e à Câmara dos Deputados podem pedir votos na rua, na internet e em eventos.

Conforme o Calendário Eleitoral, é a partir de agora que o eleitor vai começar a ver, de fato, a campanha nas ruas. Estão liberados comícios, caminhadas, distribuição de santinhos, uso de carro de som e propaganda na internet, inclusive impulsionamento pago, desde que identificado como tal e contratado por partido ou candidato.

Na internet, continuam proibidos o disparo em massa de mensagens por aplicativos, o uso de perfis falsos e a veiculação de propaganda por empresas privadas ou órgãos públicos. O uso de inteligência artificial é permitido, mas o conteúdo precisa informar que foi gerado por IA.

O que ainda é proibido

Estão proibidos showmícios e distribuição de brindes, como camisetas e bonés; outdoor e propaganda em bens públicos, como postes e viadutos; telemarketing eleitoral e propaganda em locais de uso comum, como shoppings e cinemas, sem autorização.

Em Mato Grosso do Sul, onde o Tribunal Regional Eleitoral já julgou os pedidos de registro, a expectativa é de que as campanhas intensifiquem as agendas no interior a partir deste fim de semana. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro e o possível segundo turno, para 25 de outubro.

As denúncias de propaganda irregular podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral.

Related posts

Vereadoras propõem medidas para incluir Nova Andradina em política estadual de saúde mental

Anaurelino Ramos

Coligação de Riedel e Azambuja derruba pesquisa eleitoral em MS

Anaurelino Ramos

MS deve ficar fora da rota de Flávio, que foca grandes colégios eleitorais

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário