Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina capacita professores de Educação Financeira

Sendo vivenciada na prática, a disciplina de Educação Financeira tem influenciado a vida de professores e estudantes das escolas municipais

Cogecom,

 

Com a educação financeira estabelecida como habilidade obrigatória entre os componentes curriculares, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de dezembro de 2019, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) sai na frente mais uma vez e está oferecendo um curso de formação com o objetivo de preparar os professores da rede municipal de ensino para lecionar sobre a temática nas escolas.

A disciplina de educação financeira já é uma realidade nas escolas municipais desde 2015. Portanto, a preocupação do governo municipal é de que todas as unidades estejam alinhadas às diretrizes da BNCC e possam avançar ainda mais no estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre questões como consumo, trabalho e dinheiro.

Como apoio pedagógico para o professor, no ano de 2018 foram adquiridos materiais exclusivos de educação financeira, para todas as escolas da rede.

Cb image default
Divulgação

O curso de formação tem o objetivo de influenciar os educadores a repensarem as suas práticas pedagógicas e suas finanças pessoais, já que eles serão multiplicadores e espelho para os seus educandos.

Na análise do secretário Fábio Zanata, assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos fazem parte do cotidiano do cidadão e é fundamental ensinar sobre organização e saúde financeira, preparando-os para o futuro.

“A Educação Financeira é fundamental, pois prepara as futuras gerações para desenvolver nelas as competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas. Assim, faz todo sentido ser trabalhado desde os anos iniciais da vida escolar, afinal, é neste espaço onde damos os primeiros passos para a construção de nosso projeto de vida”, considera Fabio Zanata, secretário da pasta.

Neste contexto, o desenvolvimento da disciplina na rede tem alguns objetivos fundamentais, sendo: Despertar no educando o senso crítico de consumo consciente, a fim de torná-lo um disseminador em seu cotidiano; compreender os conceitos e produtos financeiros (cheques, cartões de créditos, empréstimos, poupança etc.); desenvolver os valores e as competências necessárias para tomar consciência das oportunidades e riscos das escolhas financeiras; fazer escolhas bem informadas e adotar ações que melhorem o bem-estar, comprometidos com o futuro.

A capacitação é oferecida pela Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, com carga horária de 40 horas, tendo como professor formador, Mateus Vazela, do IFMS.

Related posts

Feirão Semana do Trabalhador de Nova Andradina será nesta quinta-feira

Anaurelino Ramos

PRF apreende 10 Kg de cabelo humano em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

PRF apreende 100 Kg de maconha em Rio Brilhante

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário