No intuito de orientar e sensibilizar sobre doenças sexualmente transmissíveis, reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina participaram de uma palestra explicativa. A ação foi realizada por meio da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as principais doenças abordadas foram o vírus HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. Além disso, os internos foram orientados sobre autocuidado e as formas de prevenção e tratamento. A palestra foi realizada na última sexta-feira (18.5) e contou com a participação de 22 reeducandos.
Ministrada pela enfermeira Simone Marega e o técnico de enfermagem Claudine Alves, a palestra também tratou sobre a importância da realização dos testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais.
Segundo o diretor da unidade, Edir Rubens Queiroz Campos, a iniciativa buscou preservar a saúde das pessoas privadas de liberdade, além de levar conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis.