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Região Saúde

Saúde de Batayporã desenvolve atividades de Educação Permanente

Iniciativa visa aprimorar o atendimento e manter as equipes sempre preparadas

Assessoria de Comunicação, PMB

Aprimorar o atendimento e manter a equipe sempre preparada para lidar com casos especiais que surgem no dia a dia de uma unidade de urgência médica é o objetivo do Programa de Educação Permanente (PEP), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã.

Direcionado aos profissionais do Pronto Atendimento Médico (PAM), o primeiro encontro foi realizado na última semana e teve como tema “Acolhimento com classificação de risco e humanização”, através dos critérios do Protocolo de Manchester.

A ação também se estendeu aos profissionais das Estratégias Saúde da Família (ESF), como forma de capacitar e atualizar os servidores municipais vinculados à Secretaria de Saúde quanto às necessidades de cada departamento, através de planejamentos, organização, fornecendo apoio às ações de educação permanente em saúde.

A iniciativa irá ocorrer mensalmente e faz parte da proposta de capacitação dos servidores, buscando a humanização do atendimento aos pacientes. Em cada encontro, serão abordados temas pertinentes ao atendimento no PAM.

Segundo o coordenador da equipe médica do PAM, Thiago Bavaresco, o Programa de Educação Permanente consiste em atividades teóricas e práticas, buscando atingir toda a equipe, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, recepcionistas e agentes de serviços gerais.

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Fotos: PMB/SMS

“O maior objetivo é a troca de experiências e informações relevantes quanto aos variados temas, sempre buscando a excelência do atendimento prestado pela equipe para que de fato tenhamos resultados cada vez mais positivos”, garantiu Bavaresco.

Presente na aula inaugural do PEP, a secretária Marcela Leite destacou que são constantes os investimentos em saúde para aprimorar o atendimento a população. “Estamos sempre trabalhando para melhorar o serviço de saúde prestado ao cidadão, tanto no aspecto material como de qualificação de profissionais, pautando sempre no acolhimento e na humanização, ressaltou.

Bavaresco avaliou o primeiro encontro como produtivo. “Conseguimos alcançar o objetivo proposto, que é criar o hábito de investir na capacitação dos profissionais. Lembrando que essas condutas não alteram o atendimento, e será realizado em horários pré-programados com o intuito único de conseguirmos melhorar, e ter mais suporte, tanto embasamento quanto facilitar os processos para que tenhamos resolutividade e consigamos realmente oferecer o melhor atendimento possível”, sublinhou o profissional.

PAM – Mantido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, o Pronto Atendimento Médico conta com uma equipe formada por 18 servidores, que prestam atendimento em escala de revezamento no local, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de serviços gerais e recepcionistas.

Segundo a Secretária de Saúde, em média, são 40 atendimentos, diariamente. Em dias mais tumultuados, como nos feriados prolongados, o atendimento médio aumenta, podendo dobrar.

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