Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Saúde de Batayporã promove campanha de multivacinação até 1º de setembro

Ação contempla a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos; resgate da vacina contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos e a imunização contra o sarampo para pessoas de 12 meses a 59 anos que ainda não completaram o esquema de duas doses

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promove a Campanha de Multivacinação até o dia 1º de setembro nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santo Antônio e Santa Luzia. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação de diferentes públicos.

 

A campanha contempla a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Para esse grupo, estarão disponíveis todas as vacinas previstas no calendário.

 

Também integra a mobilização o resgate da vacinação contra o HPV, destinado a adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A estratégia segue orientação do Ministério da Saúde e busca ampliar a proteção contra o Papilomavírus Humano (HPV), vírus associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe.

 

Outro público contemplado é o de pessoas de 12 meses a 59 anos que ainda não completaram o esquema de duas doses da vacina contra o sarampo. A orientação é que os moradores verifiquem a situação vacinal na caderneta e procurem uma das unidades de saúde, caso haja necessidade de atualização.

 

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, nas ESF Santo Antônio e Santa Luzia, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.

 

Segundo a coordenadora municipal de imunização, Angela Rocha, a campanha representa uma oportunidade para que a população coloque a vacinação em dia e mantenha a proteção contra doenças que podem ser prevenidas por meio das vacinas.

 

“A vacinação é uma das medidas mais eficazes para proteger a saúde individual e coletiva. Por isso, orientamos que as famílias confiram a caderneta de vacinação e procurem a unidade de saúde para verificar se há alguma dose em atraso. Manter o esquema vacinal atualizado é fundamental para prevenir doenças e evitar a reintrodução de agravos já controlados”, destacou a coordenadora.

 

Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Related posts

Taquarussu: trabalho dos agentes comunitários de saúde permite identificar situações de risco para moradores

Anaurelino Ramos

Campanha de vacinação antirrábica começa dia 3 em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti com aplicação de fumacê

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário