Vale do Ivinhema Agora
Região

Seminário sobre alfabetização na idade certa reúne comunidade escolar

Cogecom,

 

Cb image default
Divulgação

A comunidade escolar, especialmente diretores, coordenadores e professores alfabetizadores de Nova Andradina participaram nos dias 5 e 6 de julho do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC ciclo 2017 /2018).

Com o tema “Memórias, Práticas e Registros do PNAIC, que favorecem o Protagonismo Estudantil em Mato Grosso Do Sul, o evento foi promovido pela Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação do estado (CRE/9).

Na solenidade de abertura, houve a apresentação cultural com o Coral Municipal da Funac, coordenado pela professora Eunice Lucinda. Após a apresentação, o secretário municipal de Educação, Fábio Zanata, salientou a importância da discussão da alfabetização na idade certa e agradeceu o empenho dos professores para conclusão dos trabalhos do Pacto.

“O objetivo é contribuir para aperfeiçoar os saberes e práticas do ciclo de alfabetização, com impacto na sala de aula, ou seja, aprimorar o processo de alfabetização do município na idade certa”, destacou a professora Angela Nantes Videira, representante da coordenação regional de educação de MS.

Após os discursos, foram iniciadas as palestras com a professora Vânia Aparecida de Almeida Baggi, formadora regional do PNAIC, CRE/9 de Nova Andradina e a professora mestre da UEMS, Sandra Albano da Silva.

Durante os dois dias de seminário, os cursistas participaram de atividades teóricas e práticas. Destaque para a apresentação dos trabalhos, práticas pedagógicas com relatos de experiências, registros, avanços e desafios com materiais produzidos a partir dos estudos e propostas de trabalho do PNAIC desenvolvidos durante a formação continuada.

De acordo com a coordenadora estadual, Juliana Cristina dos Reis Bonfim, após a conclusão dos trabalhos, o próximo passo é aguardar as orientações do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Secretaria de Estado de Educação (SED), Comitê Estadual e Undime.

PACTO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem a proposta de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, atendendo as metas do Plano Nacional da Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME).

Nesta edição, além dos professores de 1º, 2º e 3º ano e seus coordenadores, o PNAIC se estendeu para professores da educação infantil, com o intuito de fortalecer ainda mais o ciclo de alfabetização. Um total de 60 profissionais em Nova Andradina participaram das atividades iniciadas em outubro de 2017 e concluídas em junho deste ano.

Os cursos foram compreendidos por modalidade presencial, EAD e em serviço; através de eixos distintos de atuação. A equipe municipal do PNAIC é composta pelas professoras Joice Gomes dos Santos como coordenadora local, Giuliana Masculi Pokrywiecki como Formadora Local da Educação Infantil e Maria Cleide Davi Nogueira como Formadora Local do 1º ao 3º ano.

Related posts

Polícia Militar apreende motocicleta adulterada em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Nova Andradina abre campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Anaurelino Ramos

Bebê perde a perna após colisão entre carreta e carro na MS-306

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário