Vale do Ivinhema Agora
Campo

Senar/MS oferece opções de educação financeira com cursos e assistência técnica

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece diversas opções de capacitação em diferentes segmentos relacionados ao agronegócio e ao bem social. Dentre esses, há cursos de gerenciamento e administração orçamentária que auxiliam o produtor e o cidadão no controle dos seus gastos.

Este é o tema especial do Educação do Campo desta quarta (08) que traz informações de interesse familiar.
Só em 2018, o curso de PS – Promoção Social, “Família e Qualidade de Vida e Controle de Orçamento Familiar” foi ofertado 62 vezes e capacitou mais de 850 pessoas em 35 municípios de Mato Grosso do Sul. Neste ano foram realizados 21 eventos com o tema, qualificando aproximadamente 280 alunos em 18 municípios.


Além destes, outros cursos abordam a temática de custeio, como, por exemplo, a qualificação de “Piscicultura: Gestão Econômica e Comercialização”, que no ano passado atendeu 31 participantes em Anaurilândia, Itaporã e Sonora. O Senar/MS também oferece a capacitação com o tema “Gestão Financeira da Propriedade Rural” que faz parte do catálogo oferecido pela instituição.


A AteG – Assistência Técnica e Gerencial que auxilia os produtores no desenvolvimento de suas mercadorias, visa auxiliar nas finanças, reeducando o proprietário para o melhor gerenciamento de suas contas.
Segundo o coordenador da AteG, Nivaldo Passos, ao aderir aos programas de assistência técnica, o produtor recebe uma capacitação gerencial e participa do curso “Negócio Certo Rural”, que oferece conceitos de gestão da propriedade. “Durante os atendimentos, uma das primeiras ações, é fazer o levantamento do inventário de recursos que o participante possui para executar sua atividade, em seguida, são realizadas coletas de receitas e despesas e os dados são lançados em planilhas ou software, dependendo do programa.”


Passos afirma que após esses procedimentos, são gerados indicadores técnicos e econômicos para orientar as ações e aumentar a rentabilidade da propriedade. “Esses cursos são de extrema importância para o produtor se conscientizar dos princípios de gestão e facilitar o trabalho da assistência técnica. Em pouco tempo o proprietário rural começa a se familiarizar com os seus custos e compreender qual é a produção mínima para o seu negócio se tornar rentável”, conclui.
Educação no Campo – Todas as quartas-feiras o Senar/MS divulga alguma opção de qualificação em uma cadeia produtiva específica do Agro. Acompanhe!
Para solicitar assistência técnica em sua propriedade, procure o sindicato rural do seu município. Quer se informar mais sobre os cursos? Entre no site do Senar/MS e saiba mais. Você pode conferir a matéria de Mercado Agropecuário aqui.

Related posts

Prefeito busca acelerar processo para questões agrárias em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Polícia recupera três máquinas agrícolas objetos de estelionato em Ivinhema, Sete Quedas e Dourados

Anaurelino Ramos

Vereadoras questionam transparência no Programa Lote Urbanizado em Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário