Vale do Ivinhema Agora
Educação

UFMS oferta 100 vagas de estágio remunerado para estudantes de todos os Câmpus

Por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional, a UFMS oferece aos estudantes de graduação a oportunidade de estagiarem em uma de suas unidades. Ao todo são 100 vagas distribuídas em todos os Câmpus.

Os contemplados receberão bolsa no valor mensal de R$ 622,00 para 20 horas semanais de atividades. As inscrições poderão ser feitas entre 29 de abril e 6 de maio no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), onde está disponível o edital com todas as informações sobre a seleção. O acesso deve ser feito com o Passaporte UFMS.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andreia Costa Maldonado, o estágio é uma maneira de inserir os estudantes no mercado de trabalho, proporcionando o desenvolvimento de suas habilidades profissionais e de relações interpessoais. “O principal objetivo é o desenvolvimento profissional, mas podemos identificar muitos outros ganhos, como o desenvolvimento pessoal, por exemplo, por meio da troca de experiências com quem está no mercado de trabalho há mais tempo. Além também de ser uma oportunidade para os primeiros passos para a independência financeira, pois os estudantes receberão uma bolsa, o que pode influenciar positivamente na economia brasileira. E claro, para a UFMS é a grande oportunidade de descobrir e desenvolver talentos”, falou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, falou que a participação dos estudantes nas atividades práticas é fundamental. “Isso enriquece a formação, promove a experiência e principalmente, neste caso, em relação à gestão pública da nossa Universidade. É uma maneira também de fortalecer a permanência do nosso estudante em seus cursos, já que há um auxílio mensal”, apontou.

Vagas, requisitos e avaliação

Há oportunidades para todos os cursos. Das 100 bolsas oferecidas, 10% serão reservadas para pessoas com deficiência e 30% para pessoas pretas e pardas.

De acordo com a diretora de Pagamento e Registro de Pessoal da Universidade, Gislene Walter da Silva, a reserva foi feita por meio de sorteio, realizado nesta quarta-feira, 27. “O procedimento foi gravado pela TV UFMS, convidamos o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Ministério Público Federal para participarem e acompanharem a lisura do processo. Agora será publicado novo edital contendo quais vagas serão reservadas, de acordo com o resultado do sorteio”, explicou.

Para participar da seleção é preciso ser estudante regularmente matriculado e com frequência em uma graduação da UFMS, ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades.

Os interessados não podem estar no último semestre do curso; não podem estar matriculados na UFMS há mais de seis anos; não podem ter vinculo a nenhum outro programa da Universidade com recebimento de fomento, com exceção dos auxílios estudantis; e não podem também estar cumprindo penalidade por Processo Administrativo Disciplinar do Estudante (PADE).

A avaliação será feita por meio do Histórico Escolar e por uma prova on-line de Língua Portuguesa, com previsão de realização em 18 de maio. O link será disponibilizado para os inscritos no Sigproj e os estudantes terão até uma hora a partir do primeiro acesso para responder às 20 questões.

A previsão para divulgação do resultado final é 6 de junho e para o início das contratações e atividades é 8 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail estagio.progep@ufms.br.

 

Texto: Ariane Comineti

Related posts

Locação de imóvel para atender alunos da Martinho Marques vai custar quase R$ 120 mil para o Estado

Anaurelino Ramos

PF faz operação para prender ex-ministro da Educação e pastores por esquema de liberação de verba

Anaurelino Ramos

Rua ao lado de quadra poliesportiva será fechada e integrada à Escola Anizio em Batayporã

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário