Vale do Ivinhema Agora
Região

Unidade de Ivinhema da Sanesul vai operar com energia solar

Foto: acom

 

A Sanesul tem buscado alternativas para diminuir seus custos operacionais e apostou na utilização de energia renovável

Por ACOM/SANESUL

 

Com o objetivo de reduzir custos e foco na preservação do meio ambiente, a Sanesul investe cada dia mais em projetos de produção de energia.

Com foco na redução de custos e na preservação do meio ambiente, a Sanesul está investindo em projetos robustos de produção de energia.

Ainda este ano, a empresa vai instalar uma central geradora fotovoltaica na unidade da companhia em Ivinhema, na área do escritório local.

O investimento é da própria empresa no valor de R$ 496 mil. O objetivo é gerar economia, garantindo a produtividade e competitividade de forma sustentável, mas mantendo sempre a qualidade dos serviços.

Empresas de saneamento demandam muita energia elétrica para operar. A Sanesul busca aprimorar a sua eficiência energética em todo o processo, do atendimento ao tratamento, reduzindo custos operacionais e preservando o meio ambiente.

Eficiência energética 

Desde 2020 a Sanesul utiliza a energia solar no Complexo Maria Cecília Barbosa, em Campo Grande, onde ficam os departamentos comercial e almoxarifado. Foram instaladas 153 placas totalizando 58,14 kWp (quilo-watt-pico), capazes de atender todo o consumo do local.

Agora, a empresa está expandindo para as unidades locais nos municípios. Duas cidades estão com ordem de serviço assinadas para a implantação de central geradora fotovoltaica, são Ivinhema e Sonora.

Em Sonora, o projeto de implantação de duas usinas solares foi anunciado na semana passada pelo diretor presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior.  As usinas serão instaladas junto aos Centros de Reservação, CR1 (Centro) e CR2 (Próximo a BR 163). Leia em:  https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-investe-quase-r-1-milhao-em-energia-solar-em-sua-unidade-em-sonora-6464

A economia anual, juntando as três unidades (1 central em Ivinhema + 2 em Sonora) deverá ultrapassar os R$300 mil.

 

Ação estratégica

O uso de energia solar no setor de saneamento além de ser recomendado já é muito usado no Brasil, por ser uma fonte natural e apresentar ótimos resultados, é econômica e ecologicamente correta.

No contexto global, a energia gerada pela fonte solar é limpa e com baixo impacto ambiental. A meta da empresa é expandir o projeto para outras unidades em outras cidades.

Related posts

Câmara Municipal retoma sessões legislativas nesta terça-feira (4) 

Anaurelino Ramos

Licenciamento de veículos com placas de final 7 e 8 deve ser pago em agosto

Anaurelino Ramos

Conselho Tutelar recebe materiais de uso permanente com arrecadação obtida com a realização da 35ª Festa do Peão

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário