Vale do Ivinhema Agora
Região

Apenas 44% das moradias de MS têm banheiro com atendimento de esgoto, aponta PNS

Pesquisa de saúde mostra que apesar de aumento, estado se mantém abaixo da média nacional

Por: Correio do Estado

Serviços básicos e essenciais para o desenvolvimento e qualidade de vida ainda estão abaixo do ideal. Segundo a Organização mundial da Saúde (OMS), medidas sanitárias básicas são responsáveis por queda de indicadores educacionais em países pobres ou emergentes.

O que parece ser algo muito distante da realidade do sul-mato-grossense, na verdade, é bem mais comum do imaginamos.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 44% das moradias do estado possuem banheiro com acesso a esgoto.

Isso corresponde a 420 mil dos domicílios do estado. Dentro dessa conta estão os banheiros ligados à rede geral de esgoto ou fossa séptica ligada à rede. O número é baixo se comparado à média nacional de 66%.

Apesar de parecer ruim, o número houve avanço desde a última consulta, feita em 2013. Desenvolvida pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PNS daquele naquele ano apenas 30,2% dos domicílios do MS tinham banheiros com atendimento à rede de esgoto.

De acordo com a pesquisa, a disparidade no Brasil é enorme. São Paulo tem a melhor cobertura, 92,2% em 2019, contra 8,8% do pior estado, Rondônia.

Já relacionado à coleta de lixo, MS se mantém dentro da média nacional com 93% dos domicílios atendidos pelo serviço de limpeza, diretamente ou em caçamba, o equivalente a mil unidades domiciliares. A média nacional foi de 92%.

Related posts

Com dia ensolarado, MS registra sexta com tempo firme e variação de nebulosidade

Anaurelino Ramos

Gastos com manutenção em unidades de saúde de Ivinhema sobem para R$ 2 milhões

Anaurelino Ramos

Ministério Público fez recomendações ao Prefeito Juliano Ferro sobre contratações de artistas

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário