Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Batayporã faz balanço do mutirão de combate ao Aedes aegypti

Mutirão de combate ao Aedes aegypti recolheu 20 caminhões de lixo

Assessoria de Comunicação, PMB

O Mutirão de Combate ao Aedes aegypti “Cidade Limpa, povo feliz!”, realizado de 28 de outubro a 8 de novembro, em Batayporã, foi uma ação coletiva de sucesso absoluto. Isso porque o resultado proporcionou o recolhimento de 20 ‘caçambas’ de lixo nos quatro cantos do município.

A força tarefa foi encerrada com um café da manhã em reconhecimento ao excelente trabalho realizado por toda a equipe envolvida. O evento ocorreu na última semana na sede do Conselho Municipal de Saúde e contou com a presença do prefeito Jorge Takahashi, da secretária de Saúde, Marcela Leite; e do secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Sidney Olegário.

A Gestora em Saúde abriu o encontro agradecendo a todos os envolvidos na ação, equipes de saúde e da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente. “O resultado não poderia ter sido melhor, além do volume que foi recolhido e dos focos que foram encontrados, a ação permitiu passar orientações para a população, que já são feitas no dia a dia por nossos agentes comunitários de saúde e de endemias, mas que foram reforçadas com exemplos práticos”, disse.

Cb image default

Marcela aproveitou a ocasião para divulgar o resultado do mutirão. Ao todo, 2.200 imóveis foram visitados, sendo encontrados 30 criadouros do mosquito. Se comparado com o mutirão realizado no início do ano, houve uma redução de 67 focos. O alerta fica para os moradores que residem no centro da cidade, onde foram detectados a maior incidência de focos do mosquito.

Cb image default

Fotos: Aline Leão/Assessoria PMB

Na mesma linha, o secretário Sidney Olegário parabenizou toda a equipe pelo trabalho, destacando que essa mobilização mostrou que a população está cada vez mais consciente que pode desempenhar um trabalho determinante para eliminar o Aedes aegypti.

O café da manhã também contou com a presença do coordenador da Vigilância Sanitária e Endemias, Anderson Tolotti; da coordenadora da Atenção Básica, Francielle Figueiredo, e do subsecretário de Saúde, Jair Barros.

O Mutirão de Combate ao Aedes aegypti resultou da união de esforços das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA).

A iniciativa teve como objetivo alertar a população sobre a importância de combater o transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, especialmente antes da chegada do verão, período mais favorável à sua proliferação. E também está alinhada ao Plano Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao vetor Aedes aegypti.

Related posts

Buraco na cabeceira da ponte sobre o Rio Ivinhema põe motorista em risco

Anaurelino Ramos

Tempo quente e seco persiste em MS; temperatura pode ficar acima de 34°C

Anaurelino Ramos

Restaurante dos Caminhoneiros vai fornecer R$ 32 mil em refeições e marmitex à Saúde de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário