Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Com baixo isolamento e alta de casos de Covid, especialista alerta para riscos de aglomeração

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Depois de perder o status nacional de estado com menos casos de Covid-19, Mato Grosso do Sul registrou mais um dia de alta nos casos confirmados e óbitos provocados pela doença. Paralelo a isso os índices de recolhimento social seguem em baixa.

A adesão ao isolamento social mapeada na última quinta-feira (23.07) manteve a taxa do Estado no mesmo patamar dos demais dias da semana com índice de 37,1%. Em 25° lugar entre as capitais brasileiras, Campo Grande registrou taxa de 36,2% para o dia.

Nos dados oficiais apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (24.7) houve um aumento de 632 novos exames positivos para a doença e mais 15 óbitos. Do total de vidas perdidas, 5 são campo-grandenses, e dos casos confirmados 239 são de pessoas residentes em Campo Grande.

O cenário de baixo isolamento, alta transmissibilidade do vírus e taxa de ocupação de leitos preocupa autoridades em saúde, que no momento alertam para o avanço da doença na Capital e em Corumbá. “Não temos acesso a leitos de UTI para toda população. Muitas pessoas podem ainda não saber que estão infectadas, marcam uma aglomeração que pode provocar um surto familiar. Esse é o momento de não se expor”, destaca a médica infectologista Mariana Croda.

Embora a gestão estadual tenha adotado diversas medidas para de estruturação da saúde, prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, a participação da sociedade nas medidas de isolamento, distanciamento, higiene frequente das mãos e uso de máscaras de maneira adequada, é fundamental para frear a curva de contágio da doença no Estado.

“O remédio é a gente ter a baixa da atividade, da mobilidade da aglomeração. Essa é a maneira que a gente tem que conduzir essa crise”, alertou o secretário de governo e gestão estratégica Eduardo Riedel durante live para atualização dos dados da Covid nesta sexta-feira.

As taxas de isolamento social mapeada nos municípios varia entre 28,2% registrados em Gloria de Dourados a 66,7% em Juti. Confira a lista completa de cidades aqui.

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2020/07/Estados-40-1024x539.png

Mireli Obando, Subcom

Foto: Edemir Rodrigues – Arquivo

Related posts

Ministério Público fez recomendações ao Prefeito Juliano Ferro sobre contratações de artistas

Anaurelino Ramos

Nova Andradina promove mais uma edição da Feira Mulheres de Atitude

Anaurelino Ramos

Governo Municipal busca novos investimentos para novo bairro de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário