Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Mais de 36 mil jovens precisam se vacinar contra o sarampo em MS

Segunda fase da campanha começou hoje e alvo são pessoas de 20 a 29 anos

Por: correiodoestado

Segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (18), tendo como alvo pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Mato Grosso do Sul tem 36.436 jovens que fazem parte do público-alvo e não estão vacinados contra o sarampo ou com esquema vacinal incompleto.

O Ministério da Saúde repassa mensalmente doses de vacinas aos estados para atender a rotina dos serviços de saúde, no entanto, foram distribuídas doses extras para a campanha. No Estado, em outubro e novembro foram distribuídas 120 mil doeses da tríplice viral.

Objetivo da segunda fase é que essa população tome duas doses da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) com intervalo mínimo de 30 dias.

Em Campo Grande, a imunização dessa faixa etária segue até o dia 30 de novembro nas 69 Unidades Básicas e de Saúde da Família (UBS e UBSF).

Durante a primeira etapa de vacinação, Mato Grosso do Sul vacinou 120% das crianças com até dois anos de idade, sendo a segunda maior cobertura vacinal do país. No Estado foram aplicadas 100.606 doses da vacina contra sarampo em crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Foram registradas 8.982 doses zero, 35.888 da primeira dose, 43.137 da segunda dose e 12.599 de terceira dose ou mais.

As crianças entre seis meses e menores de um ano continuarão sendo imunizadas, conforme orientação do Ministério da Saúde e respeitando os locais referenciados para cada faixa de idade. Além da vacinação contra o sarampo, as crianças que estiverem com doses pendentes e que os pais levaram o cartão de vacinação, terão a vacinação regularizada.

De janeiro até esta segunda-feira (18), Mato Grosso do Sul tem dois casos confirmados de sarampo, sendo um homem 52 anos, morador de Três Lagoas, que viajou para Jundiaí, onde apresentou os primeiros sintomas, e um bebê de 10 meses, que foi diagnosticada após testes realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela viajou para o estado de São Paulo, em agosto, e quando na volta para Campo Grande começou a apresentar os sintomas.

Em todo o Brasil, foram confirmados 10.429 casos de sarampo neste ano, com 14 mortes pela doença, sendo 13 no estado de São Paulo e uma em Pernambuco. Das vítimas, 14% tinham idade entre 20 e 29 anos.

Related posts

Governo proíbe ligações de robôs em ações de telemarketing em Mato Grosso do Sul

Anaurelino Ramos

Campanha Maio Amarelo em Nova Andradina promove segurança no trânsito

Anaurelino Ramos

Previsão do tempo indica sol e poucas nuvens para esta terça-feira

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário