Buraco na Rua Espírito Santo onde a enxurrada empossou e a dias está a espera de manutenção (Foto: Anaurelino Ramos)
Depois de um robusto investimento de R$ 8 milhões na recuperação da malha viária de Nova Andradina (MS), feito ocorrido em 2024 o município voltou a viver com suas ruas e avenidas esburacadas.
E por sua vez, apesar da reclamação da população e dos pedidos dos vereadores, não existe perspectivas de uma ação rápida por parte da municipalidade.
Os serviços feitos até agora são paliativos. A atual gestão, que tem a frente o prefeito Leandro Fedossi (PSDB), não consegue deslanchar nesse setor. Assim os buracos crescem ainda mais.
A governança atual ainda desperdiça tempo. Não aproveita a estiagem de quase 90 dias, para executar as reparações nas ruas.

Intervenção da Câmara
A Câmara de Vereadores foi a primeira a intervir em favor do povo. Pedindo uma ação rápida da municipalidade para a recuperação de suas ruas e avenidas.
Tudo para que, a malha viária não se deteriore ainda mais do que já está. Por sua vez, moradores nem se atentam mais para a estética que está prejudicada.
Mas sim, também para os prejuízos materiais que enfrentam devido aos buracos.
Carros avariados e dificuldades no deslocamento são apenas algumas das consequências dessa realidade. Fora a sujeira e a poeira acelerada pelo vento.
Investimento
No ano de 2024, foi investido R$ 8 milhões na recuperação da malha viária.. O projeto de revitalização foi dividido em três frentes, cada uma com fontes de financiamento distintas e benefícios específicos.
O que não se justifica um número de buracos muito grande pela ruas da cidade voltando novamente e prejudicando a população.
Reivindicações
Em maio, por meio da Indicação nº 218/2025, o vereador Quemuel de Alencar (União Brasil), pediu a execução urgente de serviços de tapa-buracos na Rua Matae Suguimoto, no trecho entre a Avenida Masahiko Azuma e a Rua Maria José de Amaral Camargo, no bairro Portal do Parque.
No final do mês de junho, o vereador Dito Machado (UB), chama atenção para o estado crítico da Rua Hermenegildo Bianchi, em frente à Igreja Católica Santa Terezinha, no bairro COHAB, por meio da indicação 303/2025.
O vereador Quemuel De Alencar (União Brasil), voltou com a indicação 307/2025: pedindo a recuperação da Estrada Municipal Gracindo Abílio Lourenço, entre a Avenida Eulenir de Oliveira Lima e a Rua Luiz Antônio da Silva (bairro Durval Andrade Filho), a Rua Cassiano José Rodrigues, entre a Rua Pastor Júlio e a Estrada Municipal Odilon Ribeiro dos Santos (bairro Pedro Pedrossian) e a Avenida Rio Brilhante (bairro Campo Verde).
Somente pelos pedidos destes dois vereadores, percebe-se que os quatro cantos da cidade, necessita de recapeamento urgente.
Hoje os buracos avançaram para as ruas Ineri Perigo. Rua Anauriândia e a Rua Batayporã, ambos no Bairro Cristo Rei.
Rua Espírito Santo. Rua Senador Auro de Moura Andrade, dentre outras que estão em condições precárias.
É preciso uma intervenção urgente, aproveitando o que foi feito no ano de 2024, onde R$ 8 milhões foi investido. E nestes oito meses da nova administração está colocando tudo a perder novamente. (Vale do Ivinhema Agora)

