Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Primeira captação de órgãos em 2022 beneficia duas pessoas na fila para doação

Procedimento de retirada aconteceu nesta terça e transparente na manhã desta quarta

Por: Correio do Estado

Nesta terça-feira, 15, foi realizada a primeira captação de órgãos de 2022 na Santa Casa de Campo Grande.

Após autorização da família de uma senhora de 54 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), foram repassados órgãos para garantir a sobrevivência de duas pessoas, um paciente de Campo Grande e outro do Rio Grande do Sul.

Depois de conferida a compatibilidade, o rim foi enviado para o  Rio Grande do Sul e contou o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) no transporte.

O outro órgão foi transplantado em um paciente da própria Santa Casa na manhã desta quarta-feira.

Todo o processo de doação de órgãos começa a partir da confirmação da morte encefálica, quando o cérebro deixa de funcionar, isso depois de uma série de exames clínicos e de imagem que atestam a inatividade cerebral.

Segundo a supervisora de enfermagem da OPO Santa Casa, Paolla Buhler, o processo de doação, que sempre passou por momentos difíceis, foi prejudicado pela pandemia do coronavírus.

A supervisora afirma que vai reforçar as campanhas informativas, melhorar a comunicação  para tirar as dúvidas e derrubar os principais mitos sobre a doação de órgãos. “autorizar a doação de órgãos e tecidos, em um momento de dor e tristeza pela morte de um familiar, proporciona o prolongamento da expectativa de vida das pessoas que necessitam de transplante”, disse Paolla.

OPO Santa Casa  

Em 2021 a Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa encerrou o ano com 122 diagnósticos de morte encefálica, sendo que, deste número, 63 famílias foram consultadas pelo fato dos pacientes serem potenciais doadores e apenas 31 autorizaram. Ao todo, foram captados 48 rins, 13 fígados e quatro corações.

Related posts

Batayporã realizará 10ª Conferência Municipal de Saúde no dia 1º de julho

Anaurelino Ramos

Nova Andradina recebe kits de vacinação e reforça conservação de imunizantes na rede municipal

Anaurelino Ramos

Com crescimento de 516% na Telessaúde, HRD passa a integrar rede estadual de atendimento digital

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário