Vale do Ivinhema Agora
Educação

Professores da Rede Municipal de Vicentina estão indignados com descontos após implantação do eSocial

Executivo promoveu mudanças na folha de pagamento descontentando os Professores (Foto: Arquivo/Vale do Ivinhema Agora)

Professores da Rede Municipal de Ensino de Vicentina (MS), concursados para uma jornada de 20 horas e que atuam por mais 20 horas por meio de processo seletivo, totalizando 40 horas semanais, estão indignados com os descontos registrados em seus salários após mudanças na folha de pagamento do município.

Segundo os professores ouvidos pelo Vale do Ivinhema Agora, a principal reclamação está relacionada à implantação do eSocial, sistema do Governo Federal utilizado pelos municípios para o envio unificado de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos servidores.

Com a adoção do novo sistema e os ajustes realizados na folha de pagamento, os professores afirmam que passaram a sofrer descontos referentes aos encargos e contribuições incidentes sobre os vínculos trabalhistas. Em alguns casos, segundo eles, o valor descontado representou um percentual considerado elevado em relação ao salário recebido.

“A gente sabia que isso iria acontecer, mas o prefeito e a Secretaria de Educação deveriam ter nos reunido e avisado, para que pudéssemos nos programar”, relatou uma professora ao site.

Professores cobram mais informações

Diante da situação, um grupo de professores procurou a Secretaria Municipal de Educação para buscar esclarecimentos. Eles foram recebidos pela secretária de Educação, professora Aline Lopes.

De acordo com os relatos, durante a reunião, a secretária teria informado que não tinha conhecimento detalhado sobre os descontos naquele momento. Segundo os professores, ficou acertado que a situação seria levantada e que posteriormente seriam repassadas as informações necessárias à categoria.

Os servidores também afirmam que tentaram marcar uma reunião diretamente com o prefeito Cléber da Silva, mas, segundo eles, o encontro teria sido marcado e desmarcado em diferentes ocasiões.

Quando finalmente ocorreu uma reunião, os professores alegam que o encontro foi marcado em cima da hora, não permitindo que a categoria tivesse tempo suficiente para buscar orientação técnica de alguém especializado no assunto.

Ainda segundo os relatos, pela Prefeitura participou da reunião apenas um representante do setor de Recursos Humanos (RH).

Reclamação também chegou à Câmara

Uma das fontes ouvidas pelo Vale do Ivinhema Agora avalia que a Prefeitura poderia ter adotado uma postura mais transparente com os servidores antes da implantação das mudanças na folha.

Segundo essa fonte, o município poderia ter informado os professores com antecedência e explicado como funcionariam os descontos, permitindo que os servidores se organizassem financeiramente.

A reclamação dos professores também chegou à Câmara Municipal de Vicentina, onde o assunto foi levado ao conhecimento dos vereadores.

Os servidores agora cobram esclarecimentos da administração municipal sobre a origem e a composição dos descontos, além de informações detalhadas sobre os valores que passaram a ser retidos nos contracheques.

O Vale do Ivinhema Agora deixa espaço aberto para que a Prefeitura de Vicentina e os demais envolvidos apresentem sua versão e esclareçam os questionamentos levantados pelos professores.

Related posts

MP obtém na Justiça medidas protetivas para estudante adolescente em Novo Horizonte do Sul

Anaurelino Ramos

Uems abre concurso para docentes em Ivinhema

Anaurelino Ramos

Semana da Criança terá hambúrguer no cardápio da Rede de Ensino de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário