Vale do Ivinhema Agora
Região

Semana começa com tempo claro e pancadas de chuva a tarde

 Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A segunda-feira (6.4) em Mato Grosso do Sul será de tempo instável. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas à tarde nas regiões sudoeste e sul. Nas demais áreas, o tempo fica claro com períodos de nublado e pancadas de chuva.

Neste dia os valores de umidade relativa do ar podem variar entre 85% e 45%, enquanto as temperaturas ficarão entre 22°C e 36°C com tendencia a ligeiro declínio. O tempo será mais abafado nas regiões leste e pantanal.

Campo Grande terá uma segunda de céu parcialmente nublado a nublado. Ha possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde.

Confira no mapa elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) as condições climáticas para algumas cidades do Estado.

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2020/04/06_04.jpg

Chuva

O prognóstico quinzenal de tendencia de precipitação do Cemtec, com base em informações do  NCEP/NOAA, indica o aumento das áreas de instabilidades ao menos até o dia 11 de abril. “Devido a formação de ciclone extratropical, cavado e sistema frontal estimados ao longo do período, ou seja, sistemas que forma nuvens de chuva”, diz boletim assinado pela coordenadora do órgão, Fraciane Rodrigues.

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2020/04/03_19.jpg

Dessa forma, os acumulados de chuvas serão altos se comparados a semanas anteriores. Conforme o mapa, os acumulados de chuva serão maiores na parte central, oeste e extremo nordeste onde são estimados cerca de 50 a 60 milímetros acumulados no período. As demais áreas seguirão com pouca chuva estimada, com acumulado de até 10 milímetros acumulados.

No período entre 11 a 19 de abril, o prognóstico aponta redução de chuva para todas as regiões. Baixa expectativa até o dia 13, após o período, são esperadas pancadas de chuvas para todas as regiões, com acumulados de até 30 milímetros.

 

Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação

Foto: Edemir Rodrigues

Related posts

Domingo chuvoso na região

Anaurelino Ramos

Comitê de monitoramento das mudanças climáticas é cobrado ao Governo de MS

Anaurelino Ramos

Taquarussu: homem é preso em flagrante por crimes de violência doméstica e familiar contra pais idosos

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário