Vale do Ivinhema Agora
Região

Teste de integridade das urnas não gera voto duplo; entenda

População pode ficar tranquila quanto à responsabilidade e integridade do teste, que é realizado apenas para liberar o equipamento

 

 

Por: Correio do Estado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deixa claro que eleitores não votarão duas vezes em razão do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. Os voluntários que aceitarem o convite da Justiça Eleitoral para participar do teste no dia da eleição somente emprestarão sua biometria para liberar a urna para votação.

Segundo o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, o procedimento é um projeto-piloto com o uso de biometria.

Conforme foi esclarecido, a população pode ficar tranquila quanto à responsabilidade e integridade do teste, que é realizado apenas para liberar o equipamento para que auditores externos efetivamente façam a votação. Logo após, os voluntários deverão deixar o local.

Teste de Integridade

Embora o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas não seja novidade, a questão da liberação da biometria é inédita.

Fora essa parte da biometria, o procedimento é idêntico em todas as eleições, desde quando foi implantado, há exatos 20 anos.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente, o eleitor voluntário do teste deve passar pelas seguintes etapas:

  • O eleitor vai votar normalmente, na sua seção eleitoral.
  • Ao deixar a seção, o eleitor será abordado por um servidor da Justiça Eleitoral que fará um convite para participar do Teste de Integridade.
  • O eleitor que aceitar o convite será encaminhado à outra sala, no mesmo local de votação;
  • Nessa sala, será recebido por outro servidor público, que explicará o teste.
  • O eleitor, então, posicionará o dedo no leitor biométrico para identificação perante o mesário desta seção de testes e, imediatamente depois, deixará o recinto.

Alexandre de Moraes destaca que o fluxo da seção eleitoral continuará normal, pois o projeto-piloto é feito em local específico, sem nenhum prejuízo do fluxo das pessoas em cada seção eleitoral.

“O eleitor não vota duas vezes para garantir o sigilo do seu voto”, destacou.

Saiba

No teste tradicional, a coleta da biometria do voluntário visa reforçar a lisura das eleições e provar que o resultado é exatamente idêntico à vontade do eleitor.

“A Justiça Eleitoral é aberta a inovações e sugestões, mantendo o que está dando certo e garantindo a total lisura das eleições. Entre essas medidas, está o Teste de Integridade”, afirmou Moraes.

O projeto-piloto com biometria do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas será aplicado em 19 unidades da Federação.

Das 641 urnas sorteadas para o Teste de Integridade no dia das eleições, 56 (8,74% do total) serão selecionadas para o projeto-piloto com biometria.

As outras 583 serão submetidas ao teste normal, o mesmo realizado desde 2002.

A ampliação do número de urnas testadas (de 100 para 641) é mais uma maneira de a Justiça Eleitoral reforçar a segurança do sistema eleitoral e comprovar sua eficácia.

Related posts

Assistência Social realiza entrega de 800 cobertores em Taquarussu

Anaurelino Ramos

Requerimento interpela Demtran sobre uso indevido de vagas de estacionamento nas áreas comerciais

Anaurelino Ramos

Criança de 2 anos morre após cair em piscina em Três Lagoas

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário