Comunidade acadêmica desenvolveu exposições didáticas em municípios do Estado e realizou visita técnica à 6ª Tecnofam

Docentes e discentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Ivinhema, integraram recentemente uma série de atividades voltadas à educação ambiental e ao desenvolvimento tecnológico sustentável. As ações fizeram parte da programação da Semana do Meio Ambiente, em Ivinhema, e da Semana da Educação Ambiental, em Glória de Dourados — eventos promovidos pelas respectivas prefeituras municipais —, além de incluir a participação institucional na 6ª edição da Tecnofam, em Dourados.
Em Glória de Dourados, durante a 15ª Semana da Educação Ambiental — espaço que articulou a UEMS, a prefeitura local, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e outras instituições parceiras —, o grupo PET Verde Legal e acadêmicos das disciplinas de Extensão da UEMS apresentaram a exposição “Animais e o Equilíbrio Ambiental”. Desenvolvida com recursos da Fundect, a mostra abordou a biologia e a importância ecológica de diversos grupos animais, como poríferos, insetos, peixes, anfíbios, aves e mamíferos. Por meio de materiais didáticos e explicações dos acadêmicos, a ação atendeu estudantes das redes municipal e estadual de ensino, além de integrantes da APAE.
Entre os dias 9 e 11 de junho, as iniciativas extensionistas da UEMS foram levadas à Semana do Meio Ambiente de Ivinhema, também organizada pela gestão municipal local. Na ocasião, o grupo PET Verde Legal reapresentou a mostra sobre o equilíbrio ecossistêmico e introduziu a exposição temática “Escorpiões: Conhecer para Proteger, Prevenir para Salvar”, focada em aspectos biológicos, relevância ecológica e prevenção de acidentes. O grupo também realizou a distribuição de cerca de 500 mudas de girassol ao público.
Paralelamente, acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UEMS desenvolveram atividades lúdicas e pedagógicas com materiais interativos voltados ao público escolar. O evento no município contou ainda com a parceria do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que realizou uma Exposição de Animais Taxidermizados integrada ao mesmo espaço interativo das ações universitárias.
Tecnofam
A programação científica e extensionista da Unidade de Ivinhema também englobou o cenário da agricultura familiar. Acadêmicos da instituição participaram da 6ª edição da Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar, sediada na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados.
A visita técnica permitiu aos estudantes o contato direto com soluções tecnológicas voltadas para a propriedade rural sustentável, englobando estações de campo, oficinas, exposição de maquinários e feiras de produtos. As frentes de atuação reforçam o papel da UEMS na articulação entre o conhecimento acadêmico, a extensão comunitária e o desenvolvimento regional focado na sustentabilidade.
________________________________
Colaboração de Mylena Rosa de Souza, acadêmica da UEMS.

