Vale do Ivinhema Agora
Cultura Região

Ivinhema: festa literária ganha versão on-line e homenageia Clarice Lispector

O professor Leonimar Bacchiegas participando da festa on-line com os convidados. (Foto: Arquivo pessoal)

 

Com café filosófico, debates e oficinas, o evento está ocorrendo de forma virtual e comemora os 100 anos da escritora

Por: campograndenews

 

A Flivi (Festa Literária do Vale do Ivinhema) ganhou versão on-line e está acontecendo em homenagem ao centenário da escritora Clarice Lispector, que completaria 100 anos de vida em dezembro de 2020. A autora brasileira marcou o mundo literário no século XX. A programação teve início no dia 20 deste mês e encerra hoje.

O evento é organizado pela Fundação Nelito Câmara, localizada em Ivinhema – 288 quilômetros de Campo Grande. Essa é a oitava edição e conta com café filosófico, debates e até oficinas. A proposta é disseminar a literatura através de discussões e interação com o público.
PUBLICIDADE

A festa acontece em parceria com escolas da rede pública da cidade e surgiu a partir de uma iniciativa de Leonimar Bacchiegas, que é professor mestre em Letras, diretor da Escola Estadual Reynaldo Massi e gestor cultural da Fundação Nelito Câmara. “A ideia nasceu quando fazia o mestrado em Literatura, é uma inspiração no Proler [Programa Nacional de Incentivo à Leitura]”, explica Leonimar.

“Como a fundação promove várias ações culturais e mobiliza artistas, intelectuais e shows; incorporamos a ideia de também ser uma festa literária”, diz o organizador da proposta.

Desde o primeiro dia, o evento contou com várias ações culturais. Diversos escritores e pesquisadores participam da festa, que também realiza mesas redondas e apresentação musical. Uns dos temas já abordados foram consumismo infantil e o ódio na internet, e racismo.

https://f088b146830a59b5.cdn.gocache.net/uploads/noticias/2020/07/23/9db71127945ceeb2b0ca0055a37664608a16587a.JPG
A Festa Literária do ano passado foi presencial e contou com vários participantes. (Foto: Divulgação)

A bibliotecária, produtora e revisora de textos, Laura Siqueira participou do debate sobre os 100 anos de Clarice Lispector. A doutora em Literatura, Ana Arguelho e a atriz Lais Dória também discutiram sobre o tema e comentaram da importância da escritora na literatura. O músico Begèt de Lucena animou a programação com show virtual no segundo dia da festa.

Ontem ocorreu o debate sobre a experiência de leitura em Clarice Lispector no qual teve a participação especial da psicóloga Áurea Alencar, que é analista da leitura da autora homenageada e da coreógrafa, Gisela Dória Sirimarco.

A programação encerra hoje, com a oficina de crônica literária, que será ministrada pela coordenadora pedagógica do Instituto Moinho Cultural, Marluci Brasil de Castro. A atividade acontece às 9h e é voltada para os alunos do ensino fundamental e médio.

Mais tarde, às 15h, tem o lançamento do livro “Depois daquelas férias”, de Rê Vieira. “Em decorrência da pandemia, estamos usando a plataforma Zoom e a plataforma disponibilizada pela SED [Secretaria Estadual de Educação], o Meet”, diz Leonimar.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através de um link, que Leonimar envia 30 minutos antes das atividades. As vagas são limitadas para 250 pessoas, devido a capacidade da plataforma. “Todas as ações até o momento tiveram público volumoso”, comenta o organizador.

Mais informações e inscrições pelo contato (67) 99951-2080.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Related posts

Trabalhador sofre queda de quatro metros de altura em Batayporã

Anaurelino Ramos

Próxima lista tríplice para desembargador do TJMS será formada só por juízas

Anaurelino Ramos

Indicação solicita instalação de lâmpadas de led na rotatória do distrito de Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário